domingo, 17 de abril de 2011

Primeira Gaita ?

Buenas leitores?

Sempre vejo em todos os lugares e redes sociais perguntas do tipo "qual a melhor gaita pra iniciante?", "qual gaita eu compro?" e "compro a gaita mais cara ou a mais barata ?", são perguntas bem frequentes sobre gaita nos fóruns e comunidades que frequento. Indico pro pessoal que ta começando 3 gaitas... vamos a elas:

Hering Free Blues:

Essa foi uma das minhas primeiras gaitas, um ótimo custo benefício, na época por ser minha primeira gaita superou todas as minhas expectativas, eu esperava que ela durasse aproximadamente 2 meses, durou quase 5! Tocabilidade ótima e bem confortável, inclusive minha "gaita de bolso" sempre é uma Free Blues, agora que tenho mais experiência duram mais de um ano minhas free blues, até uso uma delas na banda. O preço fica em torno de 40 dilmas e é vendida em kits de 6 tons também.




Bends Prima:

Comprei uma dessas por curiosidade e para comparar com a free blues, a Prima também tem o preço em torno de 40 dilmas, confesso que fiquei um pouco decepcionado com essa gaita, a durabilidade não chega nem perdo das outras Bends, o acabamento possui algumas falhas, cortei minha língua algumas vezes na cobertura da gaita, ela veio de fabrica com as palhetas muito altas impossibilitando a maioria dos bends (dizem que as palhetas vem assim para os iniciantes não desafinarem a gaita tão rápido com o sopro muito forte), depois de vedada e com palhetas bem reguladas a gaita apresentou uma melhora de 100% em relação a timbre e volume. As Primas são vendidas em kits também, mas com apenas 5 gaitas por kit.

Hohner Blues Band:

Não comprei uma destas ainda, acho que não vale o investimento, apesar de ser Hohner é chinesa... O preço dela fica em torno de 20 dilmas ( é legal pra comprar e dar pro sobrinho chato ), eu não vi por aqui ainda, mas também é vendida em kits com 7 gaitas.

Update Hohner Blues Band*: " Essa é a gaita que eu sempre recomendei quando dava aulas (fiz isso por 7 anos). Tem um som mais xôxo como diz o colega acima, mas quando se está iniciando isso é detalhe pequeno. Ela tem buracos mais quadrados pra facilitar a embocadura, é resistente aos sopros mais descuidados e é baratíssima. Depois que a pessoa aprende a fazer direito, consegue tirar um delicioso timbre dela, que não fica a dever pras tops." Luciano Blues.

Obrigado pelo depoimento Luciano, como eu disse, não experimentei uma dessas ainda.

O Caio do Gaita e Poesia posta reviews ótimos sobre as gaitas no blog, então quem quiser umas informações mais detalhas só chegar por lá. E tu pode encontrar as gaitas na Harmonica Master.



2 comentários:

P.W. disse...

A bluesband tbm eh uma otima gaita levando em conta custo beneficio.. da pra dar os primeiros passos treinar suzanah fazer bends e etc estragar ela nao estraga(eu tive uma q tirei um dia pra tentar estragar e n consegui). Defeito dela é q vaza ar pra todo canto e tem um somzinho mto mais fraco que as ouras duas

Luciano Blues disse...

Essa é a gaita que eu sempre recomendei quando dava aulas (fiz isso por 7 anos).

Tem um som mais xôxo como diz o colega acima, mas quando se está iniciando isso é detalhe pequeno.

Ela tem buracos mais quadrados pra facilitar a embocadura, é resistente aos sopros mais descuidados e é baratíssima.

Depois que a pessoa aprende a fazer direito, consegue tirar um delicioso timbre dela, que não fica a dever pras tops.