sexta-feira, 3 de junho de 2011

Quase tudo sobre microfones para Gaita


Buenas Leitores!?

Depois de um bom tempo sem postar nada por falta de tempo (uma faculdade de fisioterapia consome o cara pra caramba), volto com minhas postagens.

Dou inicio agora a uma serie de várias postagens sobre a amplificação da nossa querida Gaita de boca.


Se tu tem a ambição de tocar em banda ou apenas se apresentar em locais públicos, fique sabendo que sem amplificação tu vai ter problemas em ser ouvido! Aí entram em cena os amplificadores e microfones, com uma variação infinita que pode ser feita entre eles .

Os tipos mais comuns de microfones usados são os microfones de pedestal (famosos SM58 e 57) e os microfones tipo "bullet".


"Acústico vs Amplificado"

Na escolha do microfone, a questão mais importante é "Qual o tipo de som que você procura?" No básico, existem duas classes de som e com uma variedade infinita em cada classe. Se tu procura aquele som clássico da gaita, provavelmente fique em frente ao pedestal do mic de voz e toque a gaita de frente pra ele obtendo assim o som amplificado e limpo, dando a impressão a quem escuta de como seria estar na mesma sala que você tocando sem microfone ou amplificador. Podemos chamar isso de som "acústico" mesmo que tocado de forma amplificada.


Quando falamos sobre tocar "acusticamente", não queremos dizer "não amplificado". Bom desde que o microfone esteja "livre no ar", isto é, no pedestal e "não" em suas mãos.

Se tu quer tocar o "Blues de chicago", vai querer soar gordo e mais distorcido, que é o estilo que prevalece no genero. Nós podemodos chamar isso de "amplificado" que vai ser o contrario do timbre "acústico". Neste caso o microfone geralmente fica na mão do gaitista.








Fechando esse post com Robson Fernandes Blues Band- So far Away:

Nenhum comentário: